terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Distúrbios de Aprendizagem

 

Distúrbios de aprendizagem são, essencialmente, problemas no sistema nervoso central que faz com que as crianças, jovens e adultos tenham dificuldade em aprender conteúdos ou actividades específicas, como escrever, ler ou fazer cálculos matemáticos.
Estes não são provocados pela falta de inteligência ( baixo coeficiente de inteligência – QI), muitas vezes é o oposto, algumas pessoas estão acima da média.
Os distúrbios de aprendizagem podem ser classificados em distúrbios de entrada e distúrbios de saída.
Os primeiros, distúrbios de entrada são aqueles que provocam dificuldades na entrada de informação, ou seja algo acontece quando as informações chegam ao cérebro, nomeadamente através da visão e da audição.
Os segundos, os distúrbios de saída são aqueles que provocam dificuldade na saída de informações recebidas pela cérebro, ou seja, na concretização do conhecimento adquirido. Isto é perceptível quando a criança, jovem ou adulto escreve, desenhe ou desenvolve outra actividade motora.
O distúrbio de aprendizagem mais conhecido e provavelmente mais estudado é a dislexia, que se revela, em termos muito gerais, numa capacidade de ler ou escrever inferior ao seu nível de inteligência.

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