sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO



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1. QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE RECONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS,





  • ainda preconiza a interdependência entre duas ou mais delas?



  • Estruturalismo.
  • Genética.
  • Inteligências múltiplas.
  • Fenomenológica.

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2. O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:



  • lógica.
  • naturalidade.
  • internalização.
  • mediação.

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3. QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?



  • Associação livre.
  • Experimento controlado.
  • Controle de variáveis.
  • Diagnóstico operatório.

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4. A PROPOSTA DE PSICOLOGIA ESTUDADA E DEFENDIDA POR VYGOTSKY É FUNDAMENTADA NO ESTUDO:



  • das bases biológicas do cérebro.
  • do comportamento humano.
  • da consciência humana.
  • do experimento cognitivo.

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EDUCAÇÃO PSICOMOTORA


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1. OS CONCEITOS DE TRANSFERÊNCIA E DE INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:





  • I. Psicologia do Desenvolvimento.
    II. Psicanálise.
    III. Etologia Infantil.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa III está correta.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • A afirmativa II está correta.

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2. A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TÔNICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,





  • exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por:

    I. hipertônica.
    II. normotônica.
    III. hipotônica.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



  • A afirmativa III está correta.
  • A afirmativa I está correta.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • A afirmativa II está correta.

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3. AS BASES TEÓRICAS DO PERÍODO DA PSICOMOTRICIDADE DENOMINADO CORPO SIGNIFICANTE SÃO:





  • I. Psicanálise.
    II. Psicologia das Comunicações Não-Verbais.
    III. Etologia Infantil.

    Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas:



  • I e III.
  • I, II e III.
  • III e II.
  • II e I.

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4. EM TERMOS DE CONJUNTURA SOCIOPOLÍTICA, AS FORMULAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE JUSTIFICAM AÇÕES NO CAMPO





  • científico e educacional relativas a:

    I. anistia política.
    II. liberdade de expressão.
    III. enaltecimento dos direitos humanos.
    IV. emancipação do sujeito pela emancipação do corpo pulsional.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



  • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
  • As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.
  • As afirmativas I, II e III estão incorretas.
  • A afirmativa I está correta.

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL



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1. DISTÚRBIOS DO SONO COMO BRUXISMO, SONAMBULISMO ETC. SÃO:

  • normais, principalmente em crianças de 4 a 10 anos.
  • problemas orgânicos e precisam de acompanhamento.
  • normais e toda criança tem e depois dos 10 anos passa.
  • problemas emocionais e não necessitam de acompanhamento.

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2. DEPOIS DO DESMAME, QUEM É RESPONSÁVEL PELA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA?

  • A própria criança, ela tem que aprender a ter autonomia.
  • A escola, uma vez que é onde a criança geralmente fica o dia inteiro.
  • A mãe, orientando e observando os locais onde a criança se alimenta.
  • A escola, a avó, a babá, o pai, os irmãos mais velhos e a própria criança.

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3. OS BEBÊS CRESCEM E DESENVOLVEM-SE ENQUANTO DORMEM. ISSO OCORRE DEVIDO A ATUAÇÃO DO HORMÔNIO:

  • de crescimento, TSH.
  • de crescimento, GH.
  • de maturação, testosterona.
  • de maturação, progesterona.

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4. O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DE CONTROLE DAS FUNÇÕES DE MICÇÃO E EVACUAÇÃO OCORRE GERALMENTE:

  • entre dois e sete anos de idade.
  • assim que a criança nasce.
  • entre um a três anos de idade.
  • entre três a cinco anos de idade.